quarta-feira, 13 de junho de 2012

Conexões Latinas reúne artistas brasileiros/as e argentinos/as no Ceará

Intercâmbio cultural entre países da América Latina. Esse é o Conexões Latinas: Mostra Latino-Americana de Artes / Brasil em Argentina – Argentina en Brasil. O projeto, realizado pela Quitanda das Artes, ocorre até o próximo dia 23 de junho nas cidades de Fortaleza e Sobral, estado do Ceará, Brasil.
A ideia é promover a circulação de produções culturais nos países da América Latina. Para isso, artistas argentinos/as apresentam seus trabalhos no Ceará, Brasil. Em agosto, será a vez de Buenos Aires, na Argentina, receber artistas brasileiros/as para apresentações e trocas culturais.
Paulo Victor Feitosa, coordenador-geral do Conexões Latinas, explica que o evento surgiu a partir de uma "demanda de aproximação e circulação de artistas do Brasil na América Latina”. A primeira edição ocorreu em 2010, quando brasileiros/as foram a Santiago, no Chile, apresentar seus trabalhos e receberam os/as chilenos/as em Fortaleza, Brasil.
O objetivo do evento, segundo Feitosa, é "criar formas de se conectar com outros países”, além de possibilitar a circulação dos/as artistas dentro e fora do Brasil. A Mostra não possibilita apenas a conexão entre artistas de diferentes nacionalidades e a circulação da produção deles/as em outros países, mas também a relação dos/as espectadores/as com outras culturas.
"Como público, eu experimento outras culturas, eu dialogo [com as produções dos outros países]. É importante também vivenciar outras culturas, viver o panorama do que eles vivem, conhecer como funciona a produção do país”, comenta, destacando ainda a importância da união e da "quebra de fronteiras” entre as nações latino-americanas.
Além das apresentações e divulgações artísticas de produções nas áreas de audiovisual, música, dança, teatro e artes visuais, a programação desta segunda edição do projeto contempla formações e discussões sobre as experiências de artistas e coletivos da área.
Destaque para o seminário Cidades e festivais de artes: caminhos possíveis da criação à difusão – Relatos de experiências de produção artística e produção de público, marcado para os dias 18, 19, 20 e 21 de junho no Foyer do Theatro José de Alencar, em Fortaleza (CE), Brasil. Além de promotores e programadores de festivais de Brasil e Argentina, o seminário ainda reunirá organizadores/as de Costa Rica, Colômbia, Cuba, Panamá e Uruguai.
A programação do Conexões Latinas ainda apresenta "Interações Criativas”, encontros em que pesquisadores/as, estudantes, artistas e produtores/as trocam experiências e saberes com artistas argentinos/as. Nesta quinta-feira (14), por exemplo, o Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 – Centro, Fortaleza) sediará o encontro de Silvina Szperling, curadora da Mostra Argentina de Videodança, com professores/as e estudantes de audiovisual, artistas e coletivos.
O festival ainda segue até o dia 23 deste mês com mostra de vídeos e apresentações artísticas em Fortaleza e em Sobral. Em agosto, artistas brasileiros/as irão à Argentina para mostrar o trabalho para o público local e vivenciar o circuito cultural do país.

0 comentários: