segunda-feira, 25 de março de 2013

Como montar uma lavanderia


Entrega da Lavanderia
Os empreendimentos que são voltados para a prestação de serviços e que tornam a vida moderna mais prática têm sido um bom investimento, como por exemplo, montar uma lavanderia.
Investir em uma lavanderia é um empreendimento que pode ser bem lucrativo, pois hoje em dia este serviço é bem querido. Com a rotina corrida, muitas pessoas dão preferência por contratar uma empresa para cuidar de suas roupas e montar uma lavanderia então, pode ser um excelente negócio. Veja a seguir alguns pontos que são importantes saber para investir neste tipo de novo negócio e ser um empresário bem sucedido.

Localização de sua lavanderia

Este tipo de empreendimento precisa estar na rota diária do seu cliente ou próximo a ele. Não é um modelo de negócio que funcione em bairros populares, o ideal é se concentrar em bairros de classe média alta e alta, pois são os clientes que costumam usar o serviço de lavagem de roupas. Existem grandes lavanderias que se deram bem estando próximas a edifícios residenciais de luxo, basta encontrar uma rua bem localizada, com estacionamento perto.
É preciso saber que apenas 3% da população economicamente ativa no Brasil faz uso do serviço de uma lavanderia e esta camada é, sem sombra de dúvidas, da classe média alta e alta. Você pode estar localizado em um endereço que seja rota de tais trabalhadores como próximo a prédios comerciais de luxo, próximo a grandes empresas. Estar em bairros que não tenham este público citado acima como frequentadores não será uma boa escolha.

Público alvo de uma lavanderia

Normalmente os clientes de uma lavanderia são clientes residenciais e empresas como hotéis, motéis, restaurantes, hospitais, clínicas, prédios residenciais, flats e indústrias.
Os melhores locais para montar uma lavanderia são os com grande concentração de pessoas e com maior poder aquisitivo. Normalmente, são pontos próximos a grandes centros residenciais, com concentração de bancos e escritórios. A análise é simples, quanto mais seu público alvo residir ou transitar pelo local melhor será o ponto. Imagine montar uma lavanderia em um bairro residencial de classe média, com alta concentração de prédios.

Estrutura para montar uma lavanderia

É na montagem da estrutura de uma lavanderia que é dispendido todo o capital inicial do empreendimento, motivo pelo qual se deve batalhar para ter lucros. Afinal, uma empresa que não consegue cobrir os seus gastos do investimento inicial está fadada a falência. Claro que o retorno tem um período estimado, e no caso da lavanderia pode ser de seis meses a um ano.
A estrutura deve ser bem ampla e que possa oferecer o melhor conforto ao cliente e aos funcionários para que executem as suas atividades. O ideal é que se tenha uma área de 100 m², a qual será dividida entre os seguintes ambientes: recepção, espaço para separação das roupas recebidas, local para as mesas de passar roupa, máquina de lavar, centrifugadora, cestos para retirada de roupas limpas, cabides com roupas lavadas e embalador.
Falando em quantidade, o ideal para começar com uma lavanderia de médio porte é fazer a compra de seis máquinas de lavar, dois tanquinhos, dois ferros elétricos, duas máquinas de passar roupa, seis secadoras a gás, um computador completo, um telefone e móveis de escritório.
Os equipamentos básicos são as máquinas de lavar roupa e a centrigudadora, mas lembrando que estas não são em nível doméstico mas industrial, ou seja devem ser compradas em lojas específicas para montagem de um empreendimento neste ramo. Existem três tipos de lavadoras de roupas que podem ser compradas para tal montagem de empreendimento: lavadoras convencionais, que apenas lavam, as pré-extratoras, que lavam e fazem parte da centrifugagem e lavadoras extratoras, que lavam e centrifugam as roupas. O ideal é que os três modelos estejam presente em seu empreendimento.
É preciso ainda ter um sistema de encanamento específico para as máquinas e um sistema de caixas d’água à parte ou utilizar o existente, caso o serviço de água do local seja considerado de bom a excelente. Isso deve ser avaliado antes da compra ou aluguel do ponto comercial.

Capital inicial a ser investido na lavanderia

O capital inicial a ser investido na montagem de uma lavanderia varia bastante conforme o porte do empreendimento e sua localização. Logicamente que um empreendimento localizado no shopping vai custar bem mais caro que em uma loja comercial na rua. Estima-se que o valor a ser investido inicialmente gire em torno de R$ 90 mil. Somamos a este valor as compras dos equipamentos, montagem da estrutura, documentação necessária, aluguel do ponto e contrataçao de funcionários, que são extremamente necessários para este modelo de negócio.

Documentos necessários para montar uma lavanderia

São eles: alvará de funcionamento, registro da empresa no cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Secretaria da Receita Federal, licença dos Bombeiros local, alvará de Licença e funcionamento da prefeitura e cadastro na junta comercial da cidade.

Funcionários necessários para montar uma lavanderia

Você pode conseguir mão-de-obra qualificada ou treiná-la na própria empresa. A satisfação do cliente da lavanderia vai depender bastante da qualidade dos serviços prestados, do atendimento e cumprimento de prazos. Assim é imprescindível ter colaboradores motivados e capacitados para lidar com o público.

Serviços de conveniência oferecidos

Os serviços que agregam valor à lavanderia normalmente são a retirada e entrega de roupas para o cliente. De tão comum, este serviço já não é um diferencial ao montar uma lavanderia. Como em vários outros negócios, a criatividade pode ajudar no sucesso do empreendimento, serviços como pequenos reparos, costurar barras,conserto e coloração de roupas podem ser um diferencial na atividade de lavanderia, facilitando a fidelização do cliente.

Elaboração de um plano de negócios para montar uma lavanderia

Uma boa ideia de tornar o negócio mais seguro é começar montando um plano de negócios para a sua lavanderia. Seu plano de negócios será o seu roteiro para traçar o rumo da sua lavanderia. No planejamento paramontar a lavanderia você não terá condições de prever todas as situações futuras que sua empresa enfrentará, assim, após montar a empresa é muito importante continuar revendo e atualizando seu plano de negócios, com o objetivo de antecipar tendências de mercado e se prevenir de adversidades do ambiente empresarial.
Vários itens devem ser tratados no seu plano de negócios, veja alguns deles:
- Potencial do mercado. Descubra o tamanho do mercado consumidor e participação de cada concorrente nele. Quem seriam seus futuros clientes? Qual a quantidade de serviços de lavanderia eles consomem por mês ou poderiam consumir? Há concorrentes? Quantos são? Faça um levantamento prévio da quantidade de clientes e volume de serviços (em reais) do mercado atual. Se precisar você pode recorrer a uma pesquisa de mercado com os clientes potenciais, para descobrir quanto em média por mês eles usam de serviços de lavanderia.
Exemplo:
Pizzaria A lava 100 toalhas de mesa por mês;
Clínica B lava 200 cobertores e 500 toalhas de banho;
Motel C lava 300 lençóis, 100 edredons e 300 toalhas.
Vamos supor que cada toalha custe R$ 2,00 a lavagem. Multiplique a quantidade de toalhas (100) vezes o preço (R$ 2,00) e você terá o valor total deste serviço. Faça o mesmo com os demais serviços. Se você tem o volume total estimado do consumo dos clientes potenciais, agora basta levantar a quantidade de concorrentes que competem entre si por estes clientes e depois dividir o volume de serviços em reais pelo número de concorrentes. Assim você terá uma participação de mercado média para cada empresa e terá como estimar quanto sua empresa poderia vender por mês.
Vamos supor que o volume de serviços estimado para o mercado pretendido (cidade, bairro ou região de uma cidade) seja de 200 mil reais. Se houvessem 4 empresas concorrendo (3 concorrentes + sua futura empresa), o volume de vendas médio de cada uma seria de 50 mil reais.
Neste caso, verifique se o mercado comporta a entrada de mais uma empresa, ou seja, é possível ter lucro e quanto, vendendo 50 mil de serviços em uma lavanderia? Para responder objetivamente a esta pergunta, você deverá ter todos os custos da lavanderia. Levante uma estimativa dos custos para funcionar a lavanderia. Faturamento menos custos é igual ao lucro.
Esta é uma análise simplória, mas já serve para avaliar por alto o potencial da sua ideia de negócio. A ideia aqui não é ensinar você a fazer todos os cálculos detalhadamente, mas sim mostrar a importância de se fazer um bom planejamento para montar uma lavanderia.

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