quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Jovens mexicanos/as se mobilizam em 10 dias de ativismo pelas juventudes


Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
Ainda dá tempo de participar dos 10 Dias de Ativismo pelas Juventudes. A Campanha, realizada no México, tem o objetivo de mobilizar os/as jovens e dar visibilidade às suas demandas. A iniciativa ocorre desde o dia 12 de agosto, data em que foi celebrado o Dia Internacional da Juventude. Apesar de a campanha propor dez dias de atividades, as ações ainda continuam a acontecer.É o caso do debate Educação, movimentos estudantis e nova América Latina, que ocorre nesta quinta-feira (23), em "El Sub” (sob a ponte de 20 de Novembro e Frei Servando). A atividade está marcada para começar às 18h, com a participação de Javier Pineda, integrante do movimento estudantil do Chile, e de Juan Pablo Morales, coordenador de ¡Alfabetiza! As ações relacionadas com a Campanha ainda seguirão até a próxima semana, com oficinas e fóruns.
10 Dias de Ativismo pelas Juventudes – México 2012 faz parte da campanha global "10 dias de ativismo 2011 – Transformemos os compromissos em ações” e é uma atividade aberta, independente, desenvolvida por organizações e movimentos sociais do país com a intenção de dar destaque à importância da participação juvenil. As ações da iniciativa pretendem gerar: visibilidade, reflexão e diálogo, denúncia e exigência, e mobilização.
Atividades em 10 dias
Durante dez dias, a campanha trabalhou cinco temáticas principais, sendo a proposta de abordar cada tema durante dois dias. A atividade começou logo após o Dia Internacional da Juventude e se estendeu até a última quarta-feira (22). Nesses dez dias, jovens foram provocados/as a discutir sobre questões diversas tanto em atividades presenciais como pelas redes sociais, como Twitter eFacebook.
Assim, nos dias 13 e 14 de agosto, por exemplo, o tema foi "Democracia”, com destaque para questões como igualdade, sistema de partidos, participação social e juvenil, meios de comunicação e movimentos sociais, entre outros.
Os dois dias seguintes foram dedicados ao debate sobre "Modelo de Desenvolvimento” (bem viver, meio ambiente, modelo de desenvolvimento sustentável, modelo econômico, moradia, saúde, entre outros). "Autonomias e Resistências” foram os assuntos debatidos nos dias 17 e 18 de agosto, quando o foco foi o "corpo como primeiro espaço para exercício da cidadania”.
Os debates seguiram nos dias seguintes com o tema "Construção de Paz”, com uma reflexão sobre a violência e a segurança com foco nos direitos humanos. Para fechar, nos dias 21 e 22 de agosto, a temática discutida foi "Diversidade na Igualdade”.
Mais informações na página oficial da atividade: http://10diasdeactivismo.org/

0 comentários: