quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Projeto Outras Danças recebe inscrições para residências com coreógrafos de Argentina e Uruguai até dia 3 de setembro


Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
Residências, mostra de espetáculos e seminário tendo como foco a dança e a aproximação dos países da América Latina. Essas serão as atividades da segunda edição do Outras Danças: Brasil | Uruguai | Argentina. O projeto, que neste ano acontecerá em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, reunirá, entre os dias 1° de outubro e 11 de novembro, bailarinos, críticos, gestores, programadores e produtores em dança de várias partes do Brasil, da Argentina e do Uruguai.
O projeto contempla duas residências de 30 dias cada uma com coreógrafos da Argentina e do Uruguai, Mostra de Solos e Duos, e o II Seminário "Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão”. Fabiano Carneiro, coordenador de dança da Fundação Nacional das Artes (Funarte), explica que o objetivo é "conhecer um pouco da produção da América Latina”.
Os/as interessados/as em participar das residências têm até o dia 3 de setembro para fazer a inscrição no sítio eletrônico: www.outrasdancas.com.br. De acordo com a convocatória, as residências são destinadas a intérpretes-criadores, bailarinos e coreógrafos. Ao todo, serão selecionados 26 artistas, sendo 13 para a turma ministrada por Luis Garay, da Argentina, e 13 para a turma da coreógrafa Adriana Belbussi Figueroa, do Uruguai.
As residências ocorrerão em Porto Alegre, entre os dias 1° de outubro e 4 de novembro. Durante esse período, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, discutir e produzir trabalhos solos e duos, os quais serão apresentados na Mostra de Solos e Duos, atividade que também compõe o projeto e que será realizada entre os dias 6 e 11 de novembro.
Fabiano destaca a importância de o projeto gerar um produto para a dança e lembra que, além de conhecer um pouco da produção da América Latina e de gerar uma aproximação entre os países participantes, a iniciativa ainda promove um espetáculo com as produções desenvolvidas nas residências.
Outra atividade integrante do projeto é o seminário Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão, que contará com a participação de gestores dos três países entre os dias 7 e 9 de novembro, para, entre outras questões, discutir e pensar estratégias de criação e produção da dança. "A ideia é levar o projeto para os outros países”, comenta, destacando que a intenção é que gestores de Argentina e Uruguai assinem uma "Carta de Intenção” para que levem o projeto para seus países.
Outras Danças

A primeira edição do projeto Outras Danças ocorreu em novembro e dezembro de 2011, em Fortaleza, no Ceará. Na oportunidade, artistas e profissionais ligados à dança tiveram a chance de participar de residências com coreógrafos de Chile e Colômbia.
Para mais informações, acesse: www.outrasdancas.com.br




0 comentários: