quinta-feira, 26 de julho de 2012

Prefeitura lança sistema no Fórum Internacional de Software Livre

Nos próximos dias, a Prefeitura de Fortaleza novamente marcará presença no Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que acontece de 25 a 28 de julho, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Durante o evento, serão apresentadas iniciativas de Software Livre da Prefeitura, entre elas, o Sistema Ação, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, que será lançado oficialmente no FISL e disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro (SPB).


Na sexta (27), a palestra “Ação - Informatizando os programas sociais de forma eficiente”, apresenta o sistema que reúne diversas ferramentas livres e open source com o objetivo de viabilizar a informatização de dados coletados primariamente em papel. O Ação possibilita ainda a geração de indicadores sociais, o que permite que a administração municipal possa avaliar ações passadas e planejar melhor as ações futuras.

O FISL chega à 13ª edição como o mais significativo encontro de comunidades de software e cultura livre na América Latina. Todos os anos, o evento promove discussões, palestras, novidades nacionais e internacionais, fomentando uma discussão técnica, política e social, com a presença de ativistas de software, cultura e conhecimento livre de todo o mundo.

Compartilhando conhecimento
A Prefeitura de Fortaleza, capital brasileira que mais colabora com o Software Público Brasileiro, tem consolidado sua opção pelo software livre para melhoria dos serviços municipais e em políticas públicas de inclusão sóciodigital, apostando também no compartilhamento de conhecimentos ao disponibilizar seus sistemas e planos diretores de TI e geoprocessamento no Portal do Software Público Brasileiro para qualquer instituição ou pessoa interessada.

Um exemplo é o Sistema de Gestão e Acompanhamento de Frotas (SGF ou SigaFrota), que otimiza o controle de frota, visando a transparência, agilidade no acesso às informações, diminuição dos gastos públicos e a construção de uma alternativa ecologicamente viável ao uso do papel; e o Sistema de Atendimento FILA, que gerencia o ambiente de atendimento ao público nos órgãos municipais, além de realizar uma avaliação do atendimento prestado aos cidadãos. Os dois softwares estão no SPB e, hoje, são utilizados por várias instituições pelo país. No caso do Sistema de Atendimento, lançado em parceria a empresa Oktiva no FISL de 2009, já são mais de cem iniciativas de uso por todo país.

Programa Fortaleza Digital
Durante o FISL, também será apresentado o Programa Fortaleza Digtial, uma iniciativa da Prefeitura que integra ações para promover o uso qualificado das tecnologias digitais para garantir o desenvolvimento econômico e social da cidade. Fazem parte do Programa projetos como o Conecta Fortaleza, da Secretaria Municipal de Educação, criado para incluir digitalmente o universo de professores, por meio de distribuição gratuita de um computador portátil e a oferta de cursos de formação continuada; e o Polo Tecnológico de Fortaleza, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de garantir o crescimento sustentável de empresas e emprego na área da Informática e da inovação tecnológica.

0 comentários: