quarta-feira, 11 de julho de 2012

Inscrições para seminário de abertura da 5ª Semana Social na Arquidiocese de Fortaleza encerram amanhã (12)


Estão sendo recebidas até amanhã (12) inscrições para o Seminário de lançamento da 5ª Semana Social Brasileira (SSB) na Arquidiocese da cidade de Fortaleza, no Ceará. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de julho, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, localizado na Rua Rodrigues Júnior, n.300, Bairro Centro.
Para participar, os interessados/as devem preencher o formulário de inscrição, disponível paradownload aquie enviar para os endereços eletrônicos contato@arquidiocesedefortaleza.org.br ouanacaritasfortaleza@gmail.com.
O evento, que já foi lançado em cidades brasileiras como Brasília (DF), Parnaíba (PI) e Rio de Janeiro (RJ), teve seu lançamento oficial no estado do Ceará no dia 18 de maio, na Faculdade Católica de Fortaleza.
"Nosso maior objetivo é entrar em sintonia com a 5ª SSB, que está acontecendo em âmbito nacional. Vamos discutir o tema central que é ‘Estado – para que e para quem?’ a respeito de como o Estado está chegando para os municípios e discutir as ações dele frente à população”, disse Ana Maria Freitas, articuladora da 5ª SSB e da Cáritas Diocesana de Fortaleza, em entrevista a Adital.
Para isso, serão reunidas organizações sociais, a sociedade civil e a Igreja para chamar a atenção sobre as ações e o papel do Estado e realizar um debate amplo em torno de sua democratização.
"O Estado não tem prestado serviço para quem realmente precisa. Sabe-se que muitos projetos grandes e de cunho nacional são realizados ignorando a opinião da população. Um exemplo disso é a Copa de 2014: um evento grande que chegou às cidades brasileiras de forma autoritária, sem perguntar a vontade e a opinião da população”, assinala Ana Maria.
Ela disse ainda que, infelizmente, o Estado se preocupa apenas com o lucro, com a economia e acaba esquecendo da população. "No final, só ficam os restos para ela. O Estado exclui os pobres, mas não afasta a pobreza”, disse.
Nessas semanas de discussões e aprendizados, pretende-se abordar as questões que envolvem o Estado e de como elas afetam a população. Além disso, almeja-se passar para as pessoas o valor da solidariedade, da ajuda mútua e incentivar a participação popular no Brasil.
A 5ª Semana tem como tema "A participação da sociedade no processo de democratização do Estado – Estado para quê e para quem?”. A mesma é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.
Mais informações em: www.arquidiocesedefortaleza.com.br ouhttp://www.semanasocialbrasileira.org.br

0 comentários: