A palavra terceirização há algum tempo foi incorporada definitivamente ao vocabulário do trabalhador brasileiro, pena que esta com todas as vantagens que possa trazer em muitos casos, hoje também podem representar um estigma para quem se vê obrigado a se submeter ao subemprego para poder sobreviver. Isso acontece com muita freqüência na atualidade e se deve ao fato de que muitos empresários que cuidando da saúde financeira de sua empresa enveredam pelo caminho mais fácil e diante do grande numero de desempregados que existem se valem disto para mascarar a relação patrão empregados. A pura verdade é que a terceirização torna a empresa mais eficiente e os muitos e pesados encargos que a legislação trabalhista impõe aos empresários brasileiros acaba levando muitos deles a procurar maneiras de burlar a lei e a terceirização é uma delas, quando usada como forma de penalizar um funcionário que deveria estar trabalhando com todos os direitos trabalhistas que a lei lhe garante.
Terceirização
Como Funciona
Na verdade a quem está desempregado ou na eminência de ser demitido é oferecida outra forma de trabalho em que o funcionário trabalha como qualquer outro que pertence ao quadro cumprindo todas as normas e horários da empresa, porém na hora de receber sua remuneração é obrigado a dar recibo como se fosse autônomo. Desta maneira a empresa sem se preocupar com as finanças pessoais do trabalhador acaba fazendo uma boa economia com os encargos sociais que deixa de recolher e assim torna a viabilidade de sua empresa mais fácil. Para o trabalhador é uma maneira senão a única, em época de crise mundial, de garantir uma remuneração mensal para seu sustento e muitas vezes da família, porém ele é obrigado a abrir mão de todos os direitos como férias, assistência saúde, fundo de garantia por tempo de serviço e todos os demais benefícios que a carteira assinada garante a qualquer trabalhador.
Carteira de Trabalho
Atividades que Devem ser Terceirizadas
A ilegalidade acompanha grande parte dos contratos que hoje são firmados entre empresas e trabalhadores ditos terceirizados, porém a lei é bastante clara a esse respeito quando diz ser que as atividades-fim de uma empresa estão terminantemente proibidas de serem terceirizadas, ou seja, um restaurante pode terceirizar a segurança, a faxina, os serviços de garçons, porém o cozinheiro, ajudante de cozinha, o caixa, terão de ter contratos regidos pela CLT. Hoje depois da crise mundial temos muitas empresas recuperadas, porém em contrapartida temos um número muito grande de trabalhadores atuando em serviços terceirizados quando estes deveriam ser usados para contratar serviços especializados como de contabilidade, fiscais, folha de pagamento, entre outros. A terceirização sómente deveria ser usada para contratar pessoas especializadas no perfeito e correto funcionamento da empresa garantindo a tranqüilidade e segurança em serviços que constituem o diferencial para o sucesso.
terça-feira, 3 de abril de 2012
TERCEIRIZAÇÃO TORNA A EMPRESA MAIS EFICIENTE
18:06
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário