As inscrições para os interessados em participar como monitor e facilitador do projeto Patrimônio para Todos 2012 já estão abertas. Serão 26 (vinte e seis) jovens selecionados, entre 18 e 29 anos, de baixa renda, para participação em cursos de formação.
Os selecionados para a etapa de formação vão receber vale-transporte, lanches e fardamentos. Nesta fase eles serão preparados para atuarem como facilitadores e monitores do Patrimônio Para Todos 2012.
As inscrições para seleção dos candidatos será presencial e gratuita e estarão abertas de 02 a 25 de abril de 2012,nos dias úteis, em horário comercial, nos equipamentos geridos pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC:
Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga - CEP 60 010 450, telefone: (85) 3238 12 44;
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Telefone: (85) 3488 8600;
Centro Cultural Bom Jardim, Rua Três Corações, 400, Bom Jardim, telefones: (85) 3497 5981.
A coordenadora de Artes e Ofícios da EAOTPS, Nilde Ferreira está à disposição da imprensa para entrevistas.
Serviço:
O quê: Abertura das inscrições do Projeto Patrimônio Para todos
Quando e onde: De 02 a 25 de abril, nos equipamentos do IACC: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Bom Jardim
Outras informações:
Marco da Escóssia - Assessor de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625, (85) 8733.8829 ou imprensa@dragaodomar.org.br
Nilde Ferreira – Coordenadora de Artes e Ofícios – EAOTPS
(85) 3238.1808 ou (85) 8733.8828
O que é o projeto Patrimônio para todos
O projeto Patrimônio para todos, desenvolvido pelo Instituto de Artes e Cultura do Ceará – IACC, por meio da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, tem como objetivo sensibilizar jovens moradores das localidades onde atua sobre a importância do patrimônio cultural a partir da realização de oficinas de educação patrimonial.
Desde 2009 vem percorrendo, identificando, registrando e difundindo a diversidade do patrimônio cultural do Ceará. Contando com material didático próprio e uma linguagem apropriada para ser trabalhada junto ao público jovem, o projeto Patrimônio Para Todos possui metodologias participativas e interativas que associam o patrimônio cultural as novas tecnologias e mídias móveis.
Buscando dar visibilidade ao patrimônio não consagrado o Patrimônio Para Todos busca ir além dos bens já reconhecidos pelo poder público e instituições de preservação e estimula que as próprias comunidades identifiquem, selecionem e registrem as referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias.
Trabalhando a arte e a cultura como ferramenta de responsabilidade social, o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura e o Instituto de Arte e Cultura do Ceará apresentam mais uma ação inovadora, de qualidade, e em benefício da sociedade. Com o Patrimônio Para Todos, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho capacita, sustenta e promove a cidadania, empregando a cultura como elemento indispensável de modificação das situações de desigualdade social.
Em 2011, o Projeto Patrimônio Para Todos realizou 16 oficinas em Fortaleza e 10 oficinas no município de Aquiraz, atingindo cerca de 520 jovens dos respectivos municípios para a importância da preservação do patrimônio cultural. O projeto proporcionou ainda a possibilidade de obtenção de renda para 36 jovens entre 18 a 29 anos, de Fortaleza e Aquiraz, selecionados por meio de edital de seleção publica e posterior capacitação, para participar de projetos de formação cultural.
Sobre a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – EAO é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, gerida desde 2006 pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará e tem como missão realizar qualificação profissional em restauração e conservação do patrimônio cultural material, bem como de valorização e recuperação do patrimônio cultural imaterial do Estado do Ceará, ressaltando sua importância e relevo histórico e cultural.
A EAO funciona na edificação de 1929 que pertenceu ao engenheiro Thomaz Pompeu Sobrinho, conta com salas de aula, biblioteca de referência, ilha digital e ateliês artísticos. Contribui com as políticas do Estado do Ceará que buscam modificar os perfis de exclusão social, atendendo por editais jovens de baixa renda que se candidatam a cumprir itinerários específicos de formação, cujos temas de trabalho recaem sobre aspectos da valorização e conservação do patrimônio cultural do Estado.
Desde 2008, a Escola realiza por edital e em parceria com Escolas públicas e ONGs, o Projeto Escola nas Escolas – programa integrado de dinamização do bairro Jacarecanga, com uma programação cultural diversificada, composta por apresentações musicais, teatro de rua, repentinas, grupos tradicionais, oficinas, cursos para professores, cineclube, entre outros.
Estão entre os desafios da Escola, consolidar-se como um centro de referência estadual na área do patrimônio cultural, desenvolver metodologias de educação patrimonial, ampliar o número de jovens atendidos e o nível de qualificação profissional ofertado, oferecer atividades culturais diversificadas, formar uma cartela de produtos e serviços e constituir ateliês públicos de arte.
ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga fone: (85) 3238 1244 – www.eao.org.br Fortaleza – Ceará – email: eao@eao.org.br
Fonte: CDMAC
0 comentários:
Postar um comentário