Organizações e movimentos juvenis de Fortaleza (CE), cidade da região Nordeste do Brasil, se encontrarão no III Encontro Municipal de Movimentos e Organizações de Juventude (Emjuv) para eleger seus representantes no Conselho Municipal de Juventude (CMJ). A atividade, inicialmente prevista para ocorrer no dia 21 de abril, agora ocorrerá no dia 19 de maio no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – Cuca Che Guevara (Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará). As inscrições para organizações e movimentos de juventude interessados em participar do evento também foram prorrogadas até o dia 24 deste mês.
De acordo com informações do sítio eletrônico da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Comissão Eleitoral do Encontro decidiu alterar o calendário para "possibilitar a participação de um número maior de organizações juvenis na eleição da nova gestão do Conselho Municipal de Juventude”.
O III Emjuv elegerá os/as 18 jovens conselheiros/as e suplentes que representarão a sociedade civil no CMJ de Fortaleza. Para participar, representantes de organizações ou movimentos juvenis de Fortaleza têm até as 17h do dia 24 de abril para fazer a inscrição na Coordenadoria de Juventude (Av. Luciano Carneiro, 2235 – Vila União).
Para se inscrever, os/as interessados/as devem apresentar: formulário de inscrição preenchido; cadastro nacional de pessoa jurídica, estatuto ou documento similar; ata de reunião de escolha do/a representante e do suplente da organização com no mínimo dez assinaturas de integrantes juntamente com cópia autenticada da identidade de cada pessoa que assinou a ata; material que comprove a existência da entidade, como carta de princípios, fotos e reportagens; e relatório de atividades dos anos de 2010 e 2011 que destaque a atuação na área da juventude.
Na ocasião, os/as representantes ainda deverão escolher uma das 11 câmaras temáticas do Conselho: educação e comunicação; meio ambiente; trabalho, renda e economia solidária; cultura, esporte e lazer; religiosidade, espiritualidade; saúde; diversidade sexual; gênero; étnico/racial; pessoa com deficiência; e participação política.
Ronny Câmara, atual presidente do Conselho Municipal da Juventude, explica que, durante o Encontro, cada jovem escolherá um representante/suplente de cada uma das câmaras temáticas. "O Encontro de Movimentos e Organizações de Juventude acontece a cada dois anos com o objetivo de eleger as 18 organizações da sociedade civil para o Conselho Municipal de Juventude”, destaca.
Os movimentos e as organizações eleitas neste ano representarão a sociedade civil no Conselho durante o biênio 2012/2013. De acordo com Ronny, além da eleição, o encontro ainda deverá debater sobre questões relacionadas às Políticas Públicas para Juventude.
O Conselho
Criado em 2007 através da Lei Municipal n° 9.204, o Conselho Municipal da Juventude de Fortaleza é formado por dez representantes do Poder Público Municipal (sendo oito da Prefeitura Municipal e dois/duas vereadores/as) e 20 representantes da sociedade civil, sendo dois/duas jovens escolhidos/as no processo do Orçamento Participativo e 18 representantes de organizações e movimentos juvenis eleitos/as no Encontro Municipal de Movimentos e Organizações de Juventude.
De acordo com Ronny Câmara, atual presidente do Conselho representando o Poder Público, o CMJ "é o órgão que fiscaliza, propõe, avalia e opina sobre as ações realizadas pela Secretaria de Juventude” do município. Na opinião dele, o Conselho é um espaço que garante a voz e a opinião das juventudes.
"O Conselho traz o empoderamento para a juventude organizada. É um espaço em que a juventude pode disputar [participação] para cobrar [ações] do Poder Público”, afirma.
Mais informações em: http://www.fortaleza.ce.gov.br/juventude/
0 comentários:
Postar um comentário