terça-feira, 2 de julho de 2013

Pré-Conferência de Cultura da Regional I indicou metas e ações para o segmento


O evento aconteceu no último sábado, dia 22 de junho
Mais de 100 articuladores culturais participaram da Pré-Conferência
No último sábado (22/6), a Pré-Conferência de Cultura da Regional I reuniu mais de 100 articuladores culturais ligados a diversas áreas, a exemplo do Pré-Carnaval, Quadrilha, Esporte, Música, Poesia, Dança, Maracatu e Grafitagem.
Apoiados na temática “Uma Política de Estado para a Cultura e Desafios do Sistema Municipal na Área Cultural”, os articuladores reuniram-se em assembléias e indicaram metas e ações importantes para política de Cultura na área da Regional I.
A presidente do Centro de Integração Social do bairro Vila Velha, Glória dos Santos, disse que “a intenção dos moradores do bairro presentes na Pré-Conferência foi conseguir ter a colaboração do município para dar continuidade às ações culturais já tocadas por nosso povo. E sentimos que teremos abertura pra isso”.
Segundo o integrante do Maracatu Nação Iracema, Cristiano Simão, a Pré-Conferência foi importante espaço para debate sobre investimento, desenvolvimento sustentável e fortalecimento dos serviços culturais. “Mas o acesso de quem faz cultura em nossa cidade a meios de produção ainda é muito restrito. Precisamos de melhoria neste sentido”, expôs Cristiano.
Para a produtora de Cultura, Djher Nunes, o encontro foi democrático, participativo e bem-sucedido. “Eu defendo a questão da abrangência e a sustentabilidade econômica dos nossos artistas. Minha participação na Pré-Conferência foi para reforçar estas premissas. E senti que o município também tem estas preocupações”, descreveu Djher.
O articulador de Esporte, Lazer, Eventos e Cultura da Secretaria Regional I, Mestre Lula, contou que o evento foi um momento para fortalecer a cultura, a representatividade e os costumes locais. “Nossas comunidades foram ouvidas. Boas reflexões sobre a cidade e a cultura brotaram neste encontro”, disse.
O secretário de Cultura do município, Geraldo Magela Lima, participou da Pré-Conferência da Regional I e ressaltou: “estas Pré-Conferências deixam nossas comunidades e o município equipados de debates democráticos e eficazes. Fazem com que o município conheça melhor o anseio cultural que há em cada uma de nossas comunidades e funcionam como instrumentos de participação social”.
V Conferência Municipal de Cultura
Debater as 28 metas definidas pelo Plano Municipal de Cultura, bem como a sua implementação. Estes são alguns dos objetivos da V Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, cujos trabalhos tiveram início no último dia 20 de junho (quinta-feira). A V Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza será composta por sete Pré-Conferências Regionais, que ocorrerão de 20 a 29 de junho, nas sete regionais de Fortaleza, e pela Plenária Municipal, que acontece entre os dias 11 e 13 de julho de 2013.

0 comentários: