Uma das fases mais importante para o sucesso de qualquer empreendimento é o processo de seleção dos profissionais colaboradores.
A tarefa não é simples afinal, trata-se do capital humano de uma empresa, quem gerencia e defende seu capital financeiro. Segue abaixo algumas dicas para ajuda-lo na hora do processo seletivo
Dicas para a contratação de funcionários
- Mesmo que sua empresa tenha pressa na contratação de um novo colaborador, não se apresse. Conduzir com calma o processo seletivo é fundamental para não tornar decisões precipitadas.
- Pessoas adequadas aos cargos resultam em menor treinamento, menor tempo de adaptação, maior produtividade e maior eficiência.
- Analisar o currículo do candidato é importante , mas você também deve avaliar o perfil pessoal. Afinal, o funcionário deve ao menos se identificar com os valores da empresa.
- Pergunte o necessário para conhecer bem o candidato, incluindo sua ambição profissional. Mas não se esqueça também de informá-lo sobre a vaga, as atribuições, salários e benefícios.
- Se o caro exige conhecimento prático, como a área de vendas, por exemplo, simular situações cotidianas da função em uma dinâmica pode auxiliá-lo a conhecer um pouco mais sobre aquele profissional.
- Lembre-se: dinâmica não pode ser realizada “de surpresa”. É indicado avisar os candidatos que passaram por uma prova prática.
- Mantenha sempre uma postura profissional. Ou seja, nem intimidador, nem amigo de longa data do candidato.
- Checar as referencias de empregos anteriores dadas pelos candidatos que mais se adequaram ao perfil buscado poder ser interessante. Faça isso posteriormente é entrevista e só então tome a decisão final.
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