terça-feira, 29 de janeiro de 2013

08 Dicas para contratar funcionários de forma eficaz


Uma das fases mais importante para o sucesso de qualquer empreendimento é o processo de seleção dos profissionais colaboradores.
A tarefa não é simples afinal, trata-se do capital humano de uma empresa, quem gerencia e defende seu capital financeiro. Segue abaixo algumas dicas para ajuda-lo na hora do processo seletivo
Dicas para a contratação de funcionários
  1. Mesmo que sua empresa tenha pressa na contratação de um novo colaborador, não se apresse. Conduzir com calma o processo seletivo é fundamental para não tornar decisões precipitadas.
  2. Pessoas adequadas aos cargos resultam em menor treinamento, menor tempo  de adaptação, maior produtividade e maior eficiência.
  3. Analisar o currículo do candidato é importante , mas você também deve avaliar o perfil pessoal. Afinal, o funcionário deve ao menos se identificar com os valores da empresa.
  4. Pergunte o  necessário para conhecer bem o candidato, incluindo sua ambição profissional. Mas não se esqueça também de informá-lo sobre a vaga, as atribuições, salários e benefícios.
  5. Se o caro exige conhecimento prático, como a área de vendas, por exemplo, simular situações cotidianas da função em uma dinâmica pode auxiliá-lo a conhecer um pouco mais sobre aquele profissional.
  6. Lembre-se: dinâmica não pode ser realizada “de surpresa”. É indicado avisar os candidatos que passaram por uma prova prática.
  7. Mantenha sempre uma postura profissional. Ou seja, nem intimidador, nem amigo de longa data do candidato.
  8. Checar as referencias de empregos anteriores dadas pelos candidatos que mais se adequaram ao perfil buscado poder ser interessante.  Faça isso posteriormente é entrevista e só então tome a decisão final.

0 comentários: