Cuidado com o som alto: ele pode causar mais do que problemas nos ouvidos
Segundo eles, essa exposição pode atingir mais do que um mero incômodo, pois a pessoa pode ficar com insônia, agressiva, com prisão de ventre, úlcera, gastrite, depressão, mau humor, dificuldades de ereção para os homens, dor de cabeça intensa, estresse, confusão mental, etc.
Todo o cuidado é pouco na hora de controlar o volume do som que afeta seus ouvidos, já que suas células não se regeneram. Sendo assim, o ideal é ficar atento para se prevenir contra a surdez, pois ela é progressiva e irreversível. Otorrinolaringologistas esclarecem que quando a pessoa diminui sua capacidade auditiva, ela costuma aumentar o volume do rádio ou da TV, o que pode prejudicar ainda mais a audição, pois isso se torna um círculo vicioso.
No caso de ambientes externos, um volume saudável é aquele em que não é preciso que o interlocutor grite para ser entendido. Para se ter uma idéia, no momento em que se faz um gol em um estádio de futebol, a torcida chega a fazer barulhos de até 90 decibeis, enquanto que somente com o falatório antes de começar o jogo, o volume é de 60 decibeis. Sons que lesionam os ouvidos são os de uma britadeira e de um show de rock, que passam dos 100 decibeis.
Por Selma Isis
0 comentários:
Postar um comentário