terça-feira, 27 de março de 2012

Projeto Fortalecendo a Cidadania Regional da Juventude Centro-Americana recebe inscrições até dia 29

"Proporcionar maior protagonismo das Organizações Juvenis (OJ) na construção de uma democracia mais sólida e de um desenvolvimento econômico e social mais inclusivo”. Esse um dos objetivos do projeto Fortalecendo a Cidadania Regional da Juventude Centro-Americana, que está com inscrições abertas até esta quinta-feira (29) para organizações de jovens dos países da América Central.
O projeto, desenvolvido pela Fundação Nacional para o Desenvolvimento (Funde) com o apoio de National Endowment for Democracy (NED), capacitará as organizações selecionadas sobre questões referentes à participação cidadã e estratégias de incidência política e oferecerá assessoria técnica na elaboração e na implementação de planos de incidência política. As organizações ainda participarão de encontros regionais com outras lideranças juvenis da região.
Podem participar do projeto organizações formadas por jovens entre 18 e 35 anos de países da região centro-americana: Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá. Além disso, as entidades devem demonstrar características de liderança e protagonismo no país e trabalhar em algum dos seguintes eixos temáticos: desenvolvimento sustentável, direitos humanos, democracia, transparência ou segurança cidadã.
Os/as interessados/as devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Funde (www.funde.org) e escrever um ensaio de duas a três páginas sobre a problemática vivida na realidade nacional que se deseja fazer uma incidência política. Os documentos devem ser enviados até esta quinta-feira para o correio: convocatorias@funde.org
O resultado da seleção será divulgado entre os dias 11 e 13 de abril. No total, serão selecionadas 15 organizações de toda a região com base nos critérios: ações ou estratégias de incidência prévias que precisam ser fortalecidas, assim como atividades que serão realizadas ainda neste ano; capacidade de organização e coordenação de líderes; e criatividade e inovação a respeito de processos de incidência política.
Em comunicado de convocação para o projeto, Funde destaca que América Central é uma região que tem a consolidação da democracia ainda como um desafio e que a população deve ter papel protagonista na construção de políticas públicas e de controle social.
"Os jovens – assim como os adultos – são cidadãos de seus Estados e, em virtude disso, sujeitos de direitos que devem ser tutelados e garantidos. O exercício do direito à participação política é chave, já que sua limitação restringe em longo prazo o pleno gozo de outros direitos. Daí que se os países centro-americanos desejam avançar em seu processo democrático e aumentar seus níveis de desenvolvimento não podem desviar os jovens de seu duplo papel: como destinatários das políticas públicas e como atores protagonistas de mudança social”, reforça Funde na convocatória.
Para mais informações, acesse: www.funde.org

0 comentários: