quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Titular da Secultfor confirma realização da festa, porém, os detalhes ainda serão divulgados sexta-feira


Os detalhes que envolvem a realização dos festejos do Pré-Carnaval pela Prefeitura de Fortaleza serão divulgados na próxima sexta-feira, 4. Foi o que afirmou, ontem, o novo secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, no seu primeiro dia à frente da Secretaria. De acordo com o titular da Secultfor, ainda se encontra em estudo uma maneira para a realização do evento, uma vez que, para esta edição, não houve o lançamento de edital. "Vai ter. É uma determinação do prefeito que a festa aconteça e aconteça bem", enfatizou. No entanto, Magela esclarece que a Prefeitura necessita de uma solução jurídica prudente, sem causar danos para os blocos participantes, assim como para a Prefeitura.
"Ano passado o edital foi lançado em agosto. Tivemos 30 dias para a inscrição, e mais 30 para a avaliação dos projetos apresentados. Este ano não temos tempo hábil para a realização de algo no formato de edital", explica o novo secretário.

Até a próxima sexta-feira, conforme afirma, será fechado um modelo jurídico que ofereça segurança para a realização da festa , para daí se articularem perante os blocos e acertarem os maiores detalhes.

Blocos

Enquanto a situação não se define , algumas das tradicionais agremiações da Capital se organizam da sua maneira. É o caso do bloco Cheiro, que mesmo sem o apoio da Prefeitura, já saiu às ruas com sua programação ainda no mês de dezembro. "Saímos nos dias 22 e 29 de dezembro e vamos continuar até 5 de fevereiro", afirma o presidente do bloco, Waldemir Borges.

Para dar início aos trabalhos, explica ele, foi necessário vender as camisas do bloco, com apoio dos seis patrocinadores, para pagar as despesas com o evento. Além disso, acrescenta, toda a documentação já foi encaminhada para a Secretaria Executiva Regional II (SER II), Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC), e Polícia Militar, solicitando o apoio necessário para os dias em que o bloco sai, na Praia de Iracema. "Ate agora fomos na marra. A partir de sábado teremos esse apoio", enfatiza.

Outro grupo que buscou se organizar antecipadamente à decisão da Prefeitura foi o Luxo da Aldeia. Trabalhando, também, com a venda de camisetas, a agremiação promove uma festa no sábado (5) para adquirir o recurso necessário. Apesar disso, conforme afirma o organizador Tiago Porto, o apoio da Prefeitura é indispensável.

"Estamos em contato com a nova secretaria para ver isso. Dependendo da quantidade de recurso nosso calendário pode ser reduzido, mas pelo menos duas sextas-feiras estão garantidas", declarou.

Renato Bezerra | Diário do Nordeste

0 comentários: