Após ter conquistado um prêmio de inovação no PLASA 2010 com a sua tecnologia CRMX, a empresa britânica LumenRadio apresentou-se este ano na feira de Earls Court com muitas novidades que expandem a sua oferta de produtos CRMX, reforçada entretanto com dezenas de parcerias OEM com praticamente todos os grandes nomes da indústria de iluminação. O software de controle e monitoramento SuperNova 2.0 com a plataforma CRMX Unity – que unifica a comunicação com todo o tipo de redes DMX, RDM, Dali, ETCNet, NovaNet, etc. – foi a estreia no estande da marca, atraindo a atenção de todos os visitantes. O sistema CMRX Unity aumenta as capacidades RDM da solução SuperNova também a redes com fios, permitindo ter uma única interface de usuário para sistemas que utilizam combinações de protocolos de controle com e sem fio. Outra novidade foi o anúncio de que todos os produtos da LumenRadio foram atualizados para suportar agora o protocolo de rede de domínio público Art-Net 3, a mais recente versão desta tecnologia de rede Ethernet da Artistic Licence.
07.11.2011
Este ano, mais uma vez, a LumenRadio recebeu uma indicação para os prêmios de inovação PLASA 2011, sendo esta a terceira indicação depois da empresa ter recebido dois prêmios consecutivos. Em 2010, a LumenRadio foi premiada com o seu sistema CRMX Nova Flex, pela sua capacidade de agir como um sistema de controle de iluminação wireless completo e em qualquer tipo de protocolo. A empresa também foi elogiada pela sua implementação de RDM em aplicações arquiteturais, oferecendo informação de retorno de sensores externos e, desta forma, permitindo a implementação de soluções de iluminação para exteriores eficientes em termos energéticos.
Um ano depois, e já com um catálogo expandido de soluções, a marca expôs detalhes de um vasto número de projetos e instalações onde as suas soluções têm sido utilizadas com grande sucesso, tal como o festival de música Coachella, no deserto da Califórnia, onde as soluções CRMX foram testadas este ano para controlar sistemas em grandes distâncias e sobrevivendo a duras condições ambientais. Outra instalação detalhada foi a do castelo de Amerongen, feita pela Philips Lighting na Holanda, onde foi possível instalar uma solução de controle de iluminação arquitetural totalmente sem fios, para não comprometer o edifício histórico do século XVII.
Expandindo também a sua relação com a indústria, as soluções da LumenRadio podiam ser encontradas em soluções como o sistema Igloo e GlowUp da italiana Clay Paky; o primeiro uma redoma IP54 com um sistema CRMX DMX/RDM integrado, desenhado para proteger o Sharpy e outros projetores da chuva, do calor, da neve e do gelo; e o segundo uma interessante solução de projetores alimentados a baterias e que usam DMX sem fios para criar uma rede de unidades que funcionam de forma sincronizada.
A inglesa GDS foi outra marca que apresentou o sistema de iluminação LiteWare Satellite alimentado a baterias e com um sistema de controle LumenRadio CRMX já integrado. Este interessante projetor para estandes, eventos, estruturas cênicas e arquiteturas provisórias, não só pode ser totalmente controlado sem fios, como tem ainda uma cabeça ajustável destacável da base por uma haste telescópica, permitindo assim um enorme potencial de aplicações criativas.
“O PLASA Show deste ano serviu para confirmar que o controle de iluminação sem fios e RDM, que é uma das áreas que nós entendemos ser o nosso forte, atingiu a massa crítica na indústria. O sistema CRMX Unity veio trazer-nos a última peça do puzzle, ampliando as funcionalidades RDM do nosso software SuperNova e permitindo ligar interfaces CRMX multi-protocolo também com sistemas de rede cabeadas. A resposta da indústria tem sido tremendamente positiva e o negócio tem refletido isso mesmo”, informaram os responsáveis da LumenRadio,
Outro anúncio importante por parte da LumenRadio foi a confirmação de que as soluções da marca passam a trabalhar com Art-Net 3, a versão mais recente deste protocolo de rede Ethernet de domínio público, criado e desenvolvido pela Artistic Licence Engineering. A partir do PLASA 2011, todos os sistemas da LumenRadio com ligações Ethernet passaram a ser compatíveis Art-Net 3, interligando-se assim com os sistemas de mais de 200 marcas que usam esta tecnologia de rede. O protocolo Art-Net é um dos protocolos integrados no sistema de controle de iluminação wireless CRMX. “Ao atualizarmos as nossas soluções para Art-Net 3, podemos estar confiantes de que os nossos produtos se mantêm na vanguarda”, explica Michael Karlsson, principal responsável de investigação e desenvolvimento da LumenRadio. “Por exemplo, num projeto recente lembro-me de ter utilizado uma única rede para controlar um servidor de media e distribuir a sua saída para um painel de LEDs. Uma aplicação simples deste tipo poderia rapidamente atingir o limite de muitos dos protocolos Ethernet atualmente em uso”. Wayne Howell, diretor técnico da Artistic Licence Engineering e inventor do Art-Net, também comenta: “Poucas horas depois de lançar o Art-Net 3, soube através do Michael que a Lumen iria suportar esta versão do protocolo, o que obviamente foi bastante agradável. Naturalmente, esperamos que a resposta dos fabricantes seja rápida, uma vez que todos reconhecem que existe uma necessidade urgente para este tipo de tecnologia”.
Fundada por pioneiros em sistemas de redes sem fio, o conceito base do negócio da LumenRadio tem sido o de desenvolver as melhores tecnologias para controle de iluminação sem fios, motivo que levou ao desenvolvimento da tecnologia wireless proprietária CRMX. Sabendo bem o que funcionava e o que não funcionava com base em muitos anos de experiência prática, a LumenRadio criou a tecnologia CRMX como o primeiro sistema de controle sem fio para iluminação que é inteligente e é capaz de se adaptar automaticamente às condições existentes nas redes. Por outro lado, sendo uma tecnologia de transmissão de dados, o CRMX suporta DMX, RDM, DALI e todos os protocolos Ethernet mais utilizados na indústria de iluminação.
As vantagens do CRMX baseiam-se na capacidade que os dispositivos deste tipo têm de “conviver” com outros equipamentos sem fio presentes no local, e terem uma comunicação redundante com capacidade de detecção automática de falhas e correção de problemas, além de permitir implementação de funções de configuração automatizadas e suportar o retorno de comunicação bidirecional RDM (Remote Device Management – um extensão bidirecional do próprio protocolo DMX).
Além disso, os sistemas CRMX podem ser configurados e atualizados no local e podem ser expandidos sem limites de números de dispositivos na rede, sendo muito seguros contra intrusão de hackers, uma vez que usam encriptação de dados a 128 bit.
Para conseguir obter uma solução altamente competitiva, inclusivamente em alternativa a sistemas de rede com fios, a LumenRadio estabeleceu uma estratégia de parcerias como os principais fabricantes de sistemas de controle, balastos, lâmpadas e projetores, permitindo que estes integrem diretamente os módulos de controle sem fio diretamente nos seus equipamentos.
A LumenRadio limita-se a desenvolver e a aperfeiçoar a tecnologia, dando suporte aos seus clientes OEM e comercializando uma gama de equipamentos CRMX para mercados específicos, tal como os sistemas CRMX Nova e CRMX Outdoor para aplicações de entretenimento e iluminação arquitetural. O software CRMX SuperNova é a solução que garante as capacidades de monitoramento, configuração e gestão de rede diretamente com todas as unidades CRMX com suporte RDM. É uma aplicação grátis e que reconhece imediatamente qualquer produto com suporte RDM.
O lançamento da nova versão 2.0 do SuperNova, no PLASA 2011, foi um importante momento para a indústria de iluminação em geral e para os parceiros da LumenRadio, os quais aplaudiram também a capacidade do sistema CRMX Unity de aumentar agora o suporte de comunicação da aplicação a sistemas com redes com e sem fios.
www.lumenradio.com
João Martins
0 comentários:
Postar um comentário