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Promovido pela revista especializada em música RockinOn, e sendo um evento que já acontece desde 2000, o festival Rock In Japan conta com três dias de total loucura, com mais de 60 mil pessoas por data, tendo a presença de 100 dos mais conhecidos artistas e bandas de rock do Japão.
Realizado no Hitachi Seaside Park em Hitachinaka, o festival deste ano contou com um sistema de reforço sonoro MLA da britânica Martin Audio. Com a presença de bandas e artistas como Princess Princess, Yuki, KREVA, Perfume, Spitz, The Hiatus e Acidman, todos eles com os seus próprios técnicos de som, a empresa responsável sentiu o peso da escolha, mas sem exceção todos os responsáveis técnicos disseram maravilhas do sistema MLA.
A empresa MSI Japan, responsável já há alguns anos pela produção técnica do festival escolheu este sistema para o palco principal, o Grass Stage, depois de no ano passado ter instalado no segundo palco, o Lake Stage. Com um total de seis palcos tocando, várias questões técnicas se colocavam a Shuzo Fujii, presidente da empresa que escolheu o sistema para sonorizar o palco principal.
Da parte da Martin Audio, o ano passado esteve presente o responsável técnico Martyn “Ferrit” Rowe, que otimizou o sistema e passou os conhecimentos ao responsável deste ano, Dave Sugawara.
O principal desafio foi o de sonorizar um espaço com mais de 200 metros de profundidade sem qualquer torre ou sistema de delay, utilizando “apenas” o array MLA com 19 elementos por lado, que contou ainda com um sistema MLD por lado e um conjunto de seis unidades MLX também suspensas de cada lado de forma a aumentar o poder dos graves. Em frente ao palco foram montados 11 unidades destes elementos de subgraves, criando assim um sistema de altíssima qualidade e extrema potência.
Para Osamu “Sam” Yamashita, responsável da empresa Audiobrains, distribuidor japonês da Martin Audio, “o mais incrível foi que sabíamos que tínhamos de manter uma consistência sonora num espaço gigantesco de 200 metros, sendo que a 300 metros existe um parque de estacionamento e era necessário que o som nem sequer chegasse lá. Conseguimos otimizar todo o sistema para que tal acontecesse naturalmente e ninguém que estivesse no parque de estacionamento sentia o som do festival”.
Resultado de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento, o sistema MLA supera a metodologia de tentativa-erro no desenho de array com uma otimização inteligente na saída do sistema, baseada num modelo acústico feito com extrema precisão. O formato multicelular tem seis células individuais em cada caixa, cada um com o seu processador de sinal digital (DSP) e amplificador incorporados.
As células totais em cada array são otimizadas pelo software proprietário Display2, o qual calcula automaticamente o DSP para os filtros FIR para cada célula e a rede redundante U-NET envia esses dados a cada caixa. O software VU-NET da marca monitora e controla em tempo real todos os parâmetros do sistema.
Além do que se passou no festival Rock in Japan, durante esse mesmo fim-de-semana, a empresa MSI Japan colocou ainda outro sistema MLA trabalhando num estádio de baseball, num outro evento, mostrando que na nação do Sol Nascente o MLA é já o Imperador.
www.martin-audio.com
António Gil
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